Mesmo a vida sendo cheia de imprevistos, você deve pôr em prática a “mãe das realizações”: a PERSISTÊNCIA

"A corrida não é sempre para o mais rápido ... mas para aquele que continua correndo."

Todos querem o perfume das flores, mas poucos sujam as suas mãos para cultivá-las

domingo, 22 de agosto de 2010

Carreira pública é a bola da vez


Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC

0 comentário(s)

Estabilidade profissional e financeira, bons salários e uma seleção justa. É por esses motivos que o interesse por prestar concurso público vem crescendo entre 10% e 15% ao ano, desde 2005.
Atualmente, cerca de 10 milhões de pessoas participam anualmente desse tipo de seleção no País, estima Ricardo Ferreira, especialista em concurso público e autor do livro Manual dos concurseiros.
Segundo ele, a carreira pública (seja ela federal, estadual ou municipal) também atrai o interesse das pessoas pelo ritmo de trabalho. "Conheço profissionais que estavam empregados em multinacionais e ganhavam bem, mas estavam cansados de conviver com pressão para bater metas empresariais, e decidiram prestar concurso."
Para o diretor de Recursos Humanos da Central de Concursos - que tem unidade em Santo André -, José Luis Romero Baubeta, além das vantagens citadas acima, a carreira pública é uma forma de inserir jovens sem experiência no mercado de trabalho, ou ainda, uma opção para executivos que desejam se recolocar quando ficam desempregados. "Pessoas que têm idade superior a 40 anos e que ocupam altos cargos geralmente sentem dificuldades em encontrar um posto de trabalho, pois eram remunerados com altos salários. O concurso é um meio de voltar ao mercado ganhando bem, com o mesmo status", avalia Baubeta.
Isso é tão comum, que, de 2008 até este mês, a procura pelo curso preparatório na unidade de Santo André da Central de Concursos cresceu cerca de 30%.
Projeção - A carreira pública não é algo que se consegue de imediato. Precisa ter planejamento e estudar muito. "Por ser concorrido, é necessário que o interessado tenha paciência, determinação e persistência quanto ao tempo de estudo", observa o diretor da Central de Concursos.
Segundo ele, o prazo médio para uma pessoa passar em um concurso público pode variar entre seis meses a um ano e meio, para vagas de nível médio, com salários na faixa de R$ 2.500.
Já para quem vislumbra concorrer a uma das vagas de nível superior, com salários médios de R$ 12.500, o tempo estimado é de um ano e meio há até quatro anos - no casos de funções do setor tributário ou fiscal, por exemplo.
Dicas ajudam candidato no momento de fazer a prova
Dormir bem, adotar alimentação equilibrada e não ‘pegar'' nos livros dias antes de fazer a prova do concurso público são itens que refletem diretamente no desempenho do candidato.
Essas ‘medidas'' previnem o temido ‘branco'' no momento de fazer o teste. "Quando a pessoa fica muito ansiosa, não consegue ativar as informações contidas no cérebro que foram aprendidas no momento do estudo. Essa falta de controle emocional acaba acarretando no esquecimento", explica Ricardo Ferreira, especialista em concurso público.
Segundo ele, 50% do desempenho da prova depende do estado emocional da pessoa. Além disso, cada concurso que o interessado presta e não passa precisa ser ‘visto'' como uma forma de investimento, e não derrota, afinal de contas, a aprovação é algo a ser planejado durante um prazo médio de alguns anos.
No dia da prova é permitido que o candidato leve alguns itens, como chocolate, frutas e água, para serem consumidos durante a prova. O ideal é ficar hidratado e ter energia sem perder tempo ao se alimentar.
Estudo - Quem pretende prestar concurso público pela primeira vez é aconselhável que procure uma escola de preparação. De preferência, que tenha sido indicada por alguma pessoa que já tenha passado pelo processo.
Já aqueles que sempre se inscrevem na seleção podem estudar sozinho. "Quem já tem experiência e material didático pode se dedicar em casa, já que o curso tem custo e toma tempo. Mas para quem começa do ‘zero'', o melhor é buscar um centro de estudo", diz o especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário